Regiões > Higiene Bucal

Qual a importância da higienização bucal?

A escovação e o uso de fio dental após as refeições têm a finalidade de remover a placa bacteriana que é a principal causadora da cárie e das doenças periodontais (sangramento gengival e perda do dente).

Qual o tipo de escova que devo usar?

A escova mais indicada é aquela com cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e tufos de mesmo tamanho, portanto você pode escolher e usar praticamente todas as marcas comerciais que tenham essas características.

É realmente necessário usar o fio dental?

Sim! Sem o uso do fio dental a sua higienização estará incompleta e você continuará com chances de ficar com cáries e sangramento na gengiva.

Posso substituir o fio dental pelo palito de dente?

Ao usar o palito de dente a higienização ficará incompleta, pois este tem a função de remover somente os grandes resíduos que ficaram entre os dentes não conseguindo limpar onde o fio dental alcança. Não é recomendado o uso do palito de dente, já que este pode machucar a gengiva causando inflamações.

Qual técnica de escovação mais indicada para o adulto?

1. Posicionar a escova num ângulo de 45º, dirigindo as cerdas para o espaço existente entre o dente e a gengiva. 
2. Deslocar as cerdas suavemente com movimentos curtos de vibração horizontal ou movimento de rotação, por cerca de 10 segundos a cada conjunto de dois dentes. 
3. Escovar todas as superfícies externas dos dentes superiores e inferiores, seguindo uma ordem. 
4. Escovar todas as superfícies internas dos dentes de trás do mesmo modo. 
5. Nas superfícies internas dos dentes da frente, colocar a escova perpendicularmente à boca. 
6. Fazer movimentos para frente e para trás, para limpar as superfícies de mastigação dos dentes superiores e inferiores.

Qual técnica de isso do fio dental mais indicada?

1. Corte aproximadamente 45 cm de fio e enrole as extremidades nos dedos médios. 
2. Use os polegares e os indicadores para conduzí-lo entre os dentes. Evite o contato brusco com as gengivas para não machucá-las. 
3. Use o fio ao redor da superfície lateral de cada dente com movimentos para cima e para baixo, penetrando entre a gengiva e o dente, removendo a placa bacteriana. Pequenos sangramentos podem ocorrer no início do uso do fio dental, devido a presença de inflamação. Caso o sangramento não cesse com o correr do tempo, consulte seu dentista.



Confira Também:

Câncer Bucal
Halitose
Dentistas 24 Horas
Bebês de 0 a 6 meses
Crianças de 6 meses a 3 anos
Gestantes
Lapa - 1 - Telefone 3673-2444 - Rua Clélia 1178

Copyright © Dentplan - 2009 - Todos os direitos reservados