Regiões > Halitose

Halitose

É possível estar com mau hálito e não saber?

Sim. As pessoas não conseguem perceber o próprio mau hálito quando este é muito constante e freqüente, por se acostumarem com o mau cheiro (fadiga olfativa). Somente as pessoas que têm períodos de mau hálito e períodos de normalidade é que conseguem percebê-lo.

Como saber se estou com mau hálito?

A maneira mais simples de identificar o mau hálito é pedir para algum familiar ou amigo de confiança fazer essa avaliação. Caso você se sinta constrangido de pedir para alguém fazer essa avaliação, solicite a ajuda de um dentista para que possa ser feito o diagnóstico e, se for o caso, o tratamento.

O que pode causar o mau hálito?

Na realidade são vários fatores que podem causar o mau hálito, como por exemplo, má higienização, cárie, doença periodontal, diabetes, stress, sinusite, alguns medicamentos etc. No entanto, 96% dos casos é causado pela saburra lingual (placa bacteriana viscosa, esbranquiçada ou amarelada) que fica aderida no dorso da língua e exala um cheiro desagradável.

O que é saburra lingual e pode ser contagiosa?

A saburra lingual é um material viscoso esbranquiçado ou amarelado que pode ficar aderido principalmente no terço posterior do dorso da língua. Equivalente a uma placa bacteriana lingual, com microorganismos anaeróbios proteolíticos, após agirem sobre a mucosa e proteínas salivares liberam componentes de cheiro desagradável. A saburra somente se forma em pessoas com predisposição à sua formação, portanto não é contagiosa

Como ocorre a formação da saburra?

A principal causa da formação da saburra lingual é a leve redução do fluxo salivar, a presença de uma saliva mais "grossa" que é rica em mucina e que facilita a aderência de microorganismos e de restos epiteliais e alimentares sobre o dorso da língua. Uma causa bastante comum da redução do fluxo salivar é o stress constante.

Qual o tratamento para o mau hálito?

O tratamento para o mau hálito é feito através da higienização adequada dos dentes e língua, e através da identificação da causa do problema, para um tratamento mais direcionado. A língua pode ser higienizada com a escova dental ou com o limpador lingual.



Confira Também:

Câncer Bucal
Crianças de 6 meses a 3 anos
Dentistas 24 Horas
Gestantes
Higiene Bucal
Crianças de 4 a 10 anos
Lapa - 1 - Telefone 3673-2444 - Rua Clélia 1178

Copyright © Dentplan - 2009 - Todos os direitos reservados