Regiões > Gestantes

Gestantes

É normal a gengiva sangrar durante a gravidez?

Não. O sangramento é sinal de que a gengiva está inflamada (gengivite) devido à placa bacteriana que não foi removida completamente. A gengivite piora na gravidez, pois os hormônios dessa fase aumentam a inflamação. Procure orientação do dentista para corrigir sua higiene bucal.

É seguro receber tratamento dentário durante a gestação?

Sim. O ideal é realizar o tratamento odontológico antes da gravidez. Porém, desde o início da gestação, você deve procurar o dentista para orientação preventiva. Caso seja necessário o tratamento, ele deve ser realizado, pois as infecções e cáries não tratadas podem prejudicar sua saúde e a de seu bebê. A melhor época para o tratamento dentário é entre o 4º e o 6º mês de gravidez.

Devo evitar radiografias odontológicas durante a gravidez?

As radiografias são muito importantes para auxiliar o dentista e detectar cáries e outros problemas que não estejam visíveis. O seu dentista decidirá se as radiografias são indispensáveis e a melhor época para realizá-las. Alguns fatores garantem sua segurança: a quantidade e o tempo de radiação são pequenos. O raio X está normalmente dirigido à boca, distante da barriga. Atenção: sempre deve ser utilizado um avental de chumbo para proteger você e seu bebê.

O que posso fazer durante a gravidez para favorecer a saúde bucal do meu bebê?

Você pode começar cuidando de sua própria saúde bucal. Adote uma dieta equilibrada, evitando "beliscar" alimentos entre as refeições, principalmente os açucarados. A higiene deve ser diária e rigorosa, com escova e fio dental. Enfim, você deve educar-se em prevenção e transmitir esses conhecimentos a pessoas próximas para que possam colaborar com você na chegada de seu bebê.

Tomar flúor durante a gravidez beneficia os dentes do bebê?

Sim. Se você reside em local onde a água de abastecimento é fluoretada, ela fornecerá as vantagens anticárie do flúor. A suplementação com gotas ou comprimidos só é indicada para indivíduos em cuja cidade não exista tal benefício e só o dentista poderá orientá-la.

Quando os dentes do meu bebê começarão a se formar?

Dentes de leite começam a desenvolver-se alguns meses antes do nascimento. Se durante a gravidez você apresentar algum problema de saúde, isso poderá afetar a estrutura de alguns dentes que estão se desenvolvendo naquele momento. Na época da criança nascer, os 20 dentes de leite que aparecerão durante os próximos 3 anos já estarão formados dentro dos maxilares da criança.



Confira Também:

Crianças de 6 meses a 3 anos
Dentistas 24 Horas
Halitose
Crianças de 4 a 10 anos
Higiene Bucal
Bebês de 0 a 6 meses
Lapa - 1 - Telefone 3673-2444 - Rua Clélia 1178

Copyright © Dentplan - 2009 - Todos os direitos reservados