Regiões > Crianças de 4 a 10 anos

Crianças de 4 a 10 anos

Posso deixar o meu filho escovar os dentes sozinho?

As crianças a partir dessa idade já conseguem escovar os dentes sozinhas, mas até os 5 anos de idade os pais devem complementar a escovação e depois supervisioná-los até os 10 anos.

Qual tipo de escova dental deve ser usado nessa fase?

A escova dental usada nessa fase deve ser macia e infantil, pois a cabeça da escova é pequena e arredondada.

Ainda há restrições com relação ao uso de creme dental com flúor?

Não. Nessa idade a criança já consegue cuspir todo o creme dental que estava na boca, não tendo mais o risco de ingerir o flúor que poderia causar um desconforto estomacal.

Nessa idade é possível ter gengivite?

Sim. Se a placa bacteriana não for removida, ela poderá se instalar próximo a gengiva causando uma inflamação, que é caracterizada por um inchaço, vermelhidão e sangramento gengival. Essa doença pode ser evitada com o uso da escova, fio dental e creme dental com flúor, diariamente após as refeições.

Há alguma técnica de escovação diferenciada para essa faixa etária?

Sim. Com a boca fechada, fazer movimentos circulares iniciando na parte da frente, depois levar a escova no fundo da boca de um lado, terminando do outro lado. Em seguida com boca aberta, escovar a parte de trás dos dentes inferiores e superiores, fazendo o mesmo movimento. Por fim, escova-se a parte de cima dos dentes onde mastigamos, com movimentos de trás para frente ("vai e vem").

Quais cuidados devemos tomar com a alimentação?

Nessa fase de crescimento a criança deve comer coisas saudáveis como frutas, verduras, queijos, carne, arroz, feijão, beber leite e muitas coisas gostosas que as bactérias não gostam e que fazem bem à sua saúde. Os alimentos que devem ser evitados são os doces, refrigerantes e salgadinhos.



Confira Também:

Dentistas 24 Horas
Halitose
Higiene Bucal
Gestantes
Crianças de 6 meses a 3 anos
Câncer Bucal
Lapa - 1 - Telefone 3673-2444 - Rua Clélia 1178

Copyright © Dentplan - 2009 - Todos os direitos reservados