Regiões > Bebês de 0 a 6 meses

Bebês de 0 a 6 meses

Porque a amamentação natural é importante para o desenvolvimento da dentição do bebê?

A amamentação natural durante o primeiro ano de vida é fundamental para a prevenção de muitos problemas de oclusão, isto é, de posicionamento incorreto dos dentes. A sucção no seio favorece a respiração nasal, o desenvolvimento ósseo e muscular da face, ajudando no correto posicionamento da dentição do bebê.

Quando vão aparecer os primeiros dentinhos?

Se você agir assim, poderá levar bactérias para a boquinha do seu filho. A cárie, assim como outras doenças, desenvolvem-se a partir de bactérias presentes na boca. Pensando nisso, torna-se muito importante que a futura mamãe cuide de sua saúde antes do parto, contribuindo para diminuir o risco de transmissão de várias doenças ao bebê

Devo evitar radiografias odontológicas durante a gravidez?

O nascimento dos primeiros dentes ocorre em média por volta dos 6 meses, sendo normal acontecer antes ou depois dessa época. Quando os dentes do bebê estão prontos para romper a gengiva, o bebê pode babar excessivamente, ficar irritado e inquieto, levar as mãozinhas à boca e mastigar qualquer objeto que esteja ao seu alcance. Você pode dar-lhe algum alívio oferecendo um mordedor de borracha ou massageando sua gengiva com o dedo limpo. Febre e diarréia podem ser ocorrências freqüentes, associadas ao nascimento dos dentes, mas você deverá levar seu filho ao pediatra para descartar a possibilidade de um problema mais sério.

Quando devo iniciar a limpeza dos dentes do meu bebê?

A higiene dos dentes é necessária tão logo apareça o primeiro dentinho. Você pode realizá-la utilizando uma escova pequena, com cerdas macias e planas. Porém, a higiene da boca deve ser feita antes mesmo do nascimento dos dentes de leite. Após cada mamada ou refeição, limpe a boca do bebê com uma gaze ou fralda umedecida para remover restos de leite ou alimentos. Você estará preparando o ambiente ideal para a chegada dos dentes e habituando a criança ao ato da higiene. Esse cuidado é importante, pois todos os tipos de leite provocam cárie. Em situações onde não seja possível realizar a limpeza, ofereça água após a alimentação. Todo bebê que tem dentes já pode ter cárie.

Quais os cuidados alimentares que devo tomar para prevenir a cárie no meu filho?

Nunca adoce a mamadeira, água, chá ou sucos. Mel e açúcar mascavo também provocam cárie. Ao iniciar a alimentação sólida acostume seu filho com sabores naturais, não adocicados. Evite produtos industrializados. A maioria contém açúcar na sua composição porque ele é excelente conservante. Não adoce nem a chupeta! Corta o choro, mas pode significar muitas cáries no futuro. Lembre-se: O bebê não conhece o açúcar e não sentirá falta dele.

O que é cárie de mamadeira? Como ela acontece?

É um tipo de cárie agressiva que acontece na dentição de leite do bebê que recebe sua alimentação de mamadeiras contendo leite ou outros alimentos (principalmente adoçados), antes de ir dormir. A criança, durante o sono, diminui a produção de saliva e engoli menos vezes, deixando o liquido parado sobre as superfícies dos dentes por um longo tempo (período do sono). Isso permite às bactérias formar muito mais ácidos que atacam e destroem os dentes.



Confira Também:

Crianças de 6 meses a 3 anos
Higiene Bucal
Gestantes
Crianças de 4 a 10 anos
Dentistas 24 Horas
Câncer Bucal
Lapa - 1 - Telefone 3673-2444 - Rua Clélia 1178

Copyright © Dentplan - 2009 - Todos os direitos reservados